terça-feira, março 27, 2007

Ainda há peixe no mar?

A procura de alimentos marinhos subiu exponencialmente nas últimas décadas, fruto do crescimento demográfico e do aumento do consumo per capita, tendo nos finais dos anos oitenta do século passado, sido atingido um nível máximo de captura absolutamente insustentável para a capacidade de regeneração dos ecossistemas.
Durante muito tempo, demasiado até, havia a convicção generalizada da inesgotabilidade dos recursos dos mares e oceanos.
Actualmente assiste-se à iminência de colapso, a nível global, de uma das principais fontes de alimentação da humanidade.

No decurso de algumas pesquisas encontrei elementos que permitem uma pequena discussão em torno da sobrepesca nos Açores, tais como a localização geográfica, as artes de pesca e a faina artesanal.

Descobri também que o nosso país é pioneiro no estudo da relação entre a actividade da pesca e os recursos naturais, nomeadamente através da vida e obra de Alfredo Magalhães Ramalho, que inicia a abordagem científica dos problemas das pescas em Portugal.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?