domingo, fevereiro 25, 2007

De volta ao Penedo Furado

Apresento-vos um filme caseiro feito este fim-de-semana.
Os meus dotes de realizador deixam um pouco a desejar (não é desta vez que vou ganhar um Óscar!), de tal modo que o Penedo Furado até parece feito de gelatina... Mesmo assim julgo que dá para ficar a conhecer, com algum pormenor, este Geossítio.



"Torna-se importante enfatizar (...) o monumento natural do Penedo Furado que se localiza na margem norte da Lagoa de Óbidos, na povoação da Foz do Arelho. Este constitui um relevo residual deixado pela erosão das formações geológicas das quais fazia parte. A sua aparência de um pequeno cabeço isolado na paisagem atravessado por uma abertura em forma de arco, fez com que fosse notado pelas populações e levou as autoridades locais a preocuparem-se com a sua preservação.
O Penedo Furado foi esculpido em formações geológicas constituídas por uma sucessão de camadas de arenitos de grão médio a grosseiro, por vezes, muito grosseiro, ocorrendo níveis com presença abundante de seixos e calhaus rolados que atingem grandes dimensões. A componente mais fina é, fundamentalmente, do tipo siltoso, sendo, no entanto, mais escassa. Ocorre uma alternância muito marcada entre níveis mais finos e mais grosseiros, sendo visíveis por todo o afloramento estruturas de estratificação entrecruzada."

Fonte: INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, et al.. (2005). Área de Paisagem Protegida de âmbito Regional da Lagoa de Óbidos: Dossier de Candidatura à Classificação, p. 26.

Comments:
Depertou-me a curiosidade.
Da próxima vez que for à Foz do Arelho irei visitar o monumento geomorfológico do Penedo Furado.
Continue a filmar porque talvez, quem sabe, possa aí chegar o tal oscar!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?